Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Justiça do Trabalho

Não ao seu fim

há 4 anos

Graças a boa sensatez de nossos representantes da magistratura do trabalho, a maliciosa campanha sobre "fim" da Justiça do Trabalho, foi novamente suspensa.

Quando mencionamos "novamente", é para enfatizar que na década de 90, no governo FHC, houve também tentativa de extinção da Justiça do Trabalho.

Nós sabemos que justiça social incomoda muita gente... Por isso, vira e mexe, essa justiça dita social, é alvo de ataque da classe burguesa, que dela não precisa.

Vale a pena mencionar trecho de uma manifestação do Presidente da ANAMATRA, quando, na década de 90, a Justiça do Trabalho também fora alvo de ataques:

"A insensatez do novo modo de produção capitalista penaliza duplamente o cidadão brasileiro antes destacado. Por um lado, o deixa cada vez mais distante dos direitos sociais conferidos aos empregados e, por outro, não o permite que procure o Judiciário especializado em causas do trabalho para resolver os litígios enfrentados com o seu tomador de serviços, mesmo que apenas queira dirimir questões vinculadas a um contrato autônomo e não esteja a reclamar nenhum direito exclusivo de empregado.

Num cenário menos selvagem, deveriam estar garantidos a todos os trabalhadores os Direitos Sociais Humanos previstos no art. 79, da Constituição Federal, bem como o acesso ao ramo do judiciário que tem como especialidade a conciliação e o julgamento dos conflitos entre o capital e o trabalho". Trecho retirado do livro de Carlos Henrique Bezerra Leite, p. 280, 17ª ed.

Vale mencionar que nossa sociedade é uma massa fragilizada, e de fácil manipulação.

Logo, vale muito a pena o estudo e a pesquisa, para vermos como a história se repete...


  • Sobre o autorProfessora Universitária
  • Publicações8
  • Seguidores8
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações108
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-trabalho/776583344

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Parei de ler em „classe burguesa“ continuar lendo